Curioso para saber quais são as tendências que não passam de moda na cozinha?
A pandemia influenciou o nosso quotidiano e com ela, a forma como vivemos nas nossas casas. Mais tempo dentro de casa significou grandes mudanças e adaptações necessárias ao espaço que habitamos. Antes do Covid 19 íamos a ginásios, escritórios, restaurantes, cafés, transportes públicos ou privados, enfim, vivíamos praticamente fora de casa e ao fim do dia, na maioria das vezes, íamos para casa só para dormir. A realidade mudou e fomos obrigados a passar 24 horas por dia em casa, o que nos obrigou a consolidar o nosso escritório, o nosso ginásio, o nosso restaurante e a nossa casa num só lugar!
Assim é:
Chega de cozinhas brancas e com lascas de madeira
A ênfase nas cozinhas caminha para um estilo mais puro e original, tendendo para o mármore e o quartzo. Longe vão as cozinhas brancas e a estética elegante e minimalista.
Seja para armários, azulejos ou cores de parede, o verde sálvia veio para ficar e trazer um toque ecológico à decoração da cozinha. Particular atenção será também dada aos armários mais elaborados, noutros tipos de materiais mais nobres e aos detalhes de diferentes puxadores e maçanetas.
Fim dos Espaços Abertos
A pandemia trouxe a necessidade de organizar espaços para maior privacidade e separação entre o espaço de convivência e o espaço de trabalho. Tornou-se complicado e quase inacessível neste cenário ter uma infinidade de funções num só lugar. Assim, o conceito até então vigente começará a sofrer alterações com a criação de espaços separados por paredes de vidro ou cimento de forma a ter funcionalidade e privacidade física auditiva para a realização de outras atividades.
cores neutras
Com a entrada do Maximalismo, daremos lugar à experimentação. O look neutro, cinza e frio está com os dias contados. Este ano os neutros estarão mais ligados à natureza, os tons castanhos serão procurados assim como os verdes. O estilo monocromático acabou com a introdução e mistura de novas cores vibrantes e expressivas aos neutros.
Não há mais cores escuras
Estas são cores excessivamente dramáticas e fecham um espaço. Trabalhar remotamente significa que os espaços precisam ser multifacetados, o que não permite que as cores escuras sejam usadas em espaços apertados sem realmente ter a iluminação certa. Um espaço escuro é menos adaptável.
A cozinha como espaço de entretenimento
As refeições frequentes em casa também começaram a exigir melhores cozinhas, mesas, cadeiras, pratos e talheres para lembrar as pessoas de onde não podiam ir.
As tendências acompanham o modo de vida das pessoas e adaptar-se aos novos tempos e realidades é a palavra de ordem.
E agora, qual a cozinha que quer para sua casa?
Fontes e fotos: Forbes